Escola Engenharia > Engenharia > A carreira de um Engenheiro Civil

A carreira de um Engenheiro Civil

Por Caio Pereira • Publicado em 19 de junho de 2011

Engenharia civil é um ramo da engenharia que se concentra na construção e manutenção de obras. Para se tornar um engenheiro civil um profissional terá que realizar o curso de graduação que tem duração mínima de 5 anos.

A engenharia civil é um dos ramos mais antigos e mais extenso das engenharias. Ela se concentra nos aspectos de obras públicas, como transporte, tratamento de água, edifícios governamentais, instalações públicas, como aeroportos e estações ferroviárias ou rodoviárias e outros projetos de grande escala que beneficiam a população em geral de um município. Um engenheiro civil deve ser capaz de projetar e executar as estruturas com segurança que satisfaçam as normas padrões para construção nas regiões em que estão sendo construídos. Estas estruturas devem SEMPRE serem concebidos com a maior eficiência, sustentabilidade, manutenção futura e com preocupação econômica, garantindo, é claro, a maior vida útil possível para a edificação.

Onde um engenheiro civil pode trabalhar?

Em termos de transportes, os engenheiros civis constroem pontes, túneis, trevos e outras estruturas que são realizadas para facilitar o bom fluxo de tráfego, permitindo a expansão de uma região através da ligação entre dois pontos. Tratamento de água inclui estações de águas residuais,  sistemas de distribuição de água potável, barragens, hidrelétricas. Um engenheiro civil também pode trabalhar em projetos como uma usina de energia da cidade ou de um edifício de escritórios.

Qual é o salário de um engenheiro civil?

O salário de um engenheiro civil tende a ser razoavelmente alto, considerando que estes profissionais são altamente treinados e muito qualificados. Empregos no serviço público pode não pagar muito bem, mas vem sempre acompanhados de benefícios e cargos de destaque na comunidade, enquanto que empresas privadas podem pagar bem, com bons benefícios e prêmios.

Se você está interessado em seguir a carreira de engenheiro civil, deve fazer um ótimo curso de matemática e ciências (física e química principalmente) na escola e deve obter um diploma em engenharia civil na faculdade. Para cargos mais altos, como supervisores, diretores etc, e para conhecimentos adicionais, fazer uma pós-graduação na área é fortemente recomendado.

PEREIRA, Caio. A carreira de um Engenheiro Civil. Escola Engenharia, 2011. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/a-carreira-de-um-engenheiro-civil/. Acesso em: 19 de abril de 2024.