Betoneira: O que é, tipos e tamanhos
A betoneira é um equipamento utilizado em canteiro de obra para realizar a mistura de concreto e argamassa. Confira o que são betoneiras, tipos e tamanhos.
A betoneira é um equipamento utilizado em canteiros de obras para realizar a mistura de concreto e argamassa. No vocabulário popular, você irá ouvir falar de termos como “betorneira” ou “bitorneira”, mas nenhum dos dois está correto. A forma correta é betoneira e recebe esse nome por causa do português de Portugal, onde concreto é chamado de betão.
O uso da betoneira é bastante simples. Basta fazer uma pequena mistura de água e cimento na primeira vez que usar a betoneira no dia ou turno, para “imprimar”, que nada mais é do que evitar que a primeira rodada de concreto ou argamassa perca sua água de amassamento para o equipamento. Após, basta erguer o balão e inserir os componentes da mistura, até um limite de 80% do volume de cuba.
Quando se usa aditivo incorporador de ar, o mesmo deve ser colocado perto do final da rodagem. Ao terminar o turno de trabalho, deve-se lavar a betoneira com água para eliminar que os restos de concreto ou argamassa residuais fiquem grudados ao equipamento.
Tipos de betoneira
As betoneiras variam segundo as características dos equipamentos, como posição de motores, presença ou não de elementos de deslocamento, tipos de elementos de mistura e outros objetos auxiliares.
- Betoneiras com caçamba acoplada: carregam automaticamente, a partir de uma caçamba em separado, os materiais de concretos e argamassas e os despejam para dentro do balão da betoneira, com movimentação do sistema por dispositivos hidráulicos.
- Posições dos motores: a maioria das betoneiras possui motores ao lado dos balões ou tambores de mistura, mas alguns modelos compactos possuem os motores logo atrás do tambor.
- Sistemas de mistura: algumas betoneiras promovem a mistura pela passagem de facões ou palhetas que “cortam” o concreto ou argamassa durante a movimentação. Em outras, há um conjunto de pás que fazem esse papel, sendo chamadas de argamassadeiras.
- Elementos de deslocamento: nas centrais de argamassa, em geral, a posição da betoneira vai ser fixa. Para seguir a NR-18, ainda será necessário um botão de desligamento automático e a descrição do operador, que deve possuir as chaves do equipamento.
Mas, quando se fala da mobilização e desmobilização do canteiro, ou mesmo do uso na autoconstrução, as betoneiras deixam muito a desejar. Ou são dotadas de duas ou quatro rodas de metal, ou em uma borracha não pneumática. Algumas marcas de betoneira permitem acrescer mais um puxador aos cabeçalhos, enquanto que outros pedreiros fazem adaptações como eixos de veículos (nas betoneiras maiores) ou pneus de carrinhos comerciais, contratando funileiros para essa função.
Tamanhos, capacidades e volumes de betoneiras
Diferentes volumes de betoneiras e argamassadeiras podem ser adquiridos no comércio brasileiro:
- 50 L (argamassadeira).
- 120 L.
- 130 L.
- 150 L.
- 200 L.
- 250 L.
- 400 L.
- 600 L.
Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:
PEREIRA, Caio. Betoneira: O que é, tipos e tamanhos. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/betoneira/. Acesso em: 28 de janeiro de 2025.
Copiado!
Achei bem sintética a forma como as informações apresentadas, parabéns. Uma leitura fácil e objetiva, realmente atingiu minha necessidade de informação tão eficientemente que fui obrigado a fazer um comentário de agradecimento.