Escola Engenharia > Desenho Técnico > O que é Escalímetro e como utilizá-lo

O que é Escalímetro e como utilizá-lo

O escalímetro é uma régua utilizada em desenho técnico para a representação gráfica de objetos e elementos em diferentes escalas. Confira aqui o que é um escalímetro e como utilizar essa ferramenta.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de março de 2019

O escalímetro é uma régua triangular de três faces e seis escalas diferentes utilizada para medir e fazer representações gráficas ampliadas ou reduzidas, mantendo a proporcionalidade.

É utilizado principalmente em desenho técnico auxiliando na elaboração de projetos em geral e para a interpretação de medidas em projetos já prontos.

Como usar escalímetro

Escalímetro

Escalímetro de 15 e de 30 centímetros

Para utilizar um escalímetro, é preciso entender o conceito de escala.

Além disso, é necessário que se conheça a escala em que se deseja desenhar ou a escala em que o desenho foi concebido.

A escala é uma relação entre a dimensão gráfica de um elemento e a dimensão real no terreno.

E = d/D

Onde:

Isso quer dizer que o escalímetro representa no papel uma parte real de um determinado terreno ou objeto mantendo as proporções de acordo com os seus respectivos tamanhos.

Se for utilizada uma escala de 1:100, significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real.

Supondo que se queira representar um elemento de comprimento de 10 metros utilizando-se a escala de 1:50, por exemplo, basta utilizar a fórmula da escala para determinar o comprimento do objeto no desenho.

E = d/D

Logo:

1/50 = d/10

d = 0,20 m ou 20 cm

Portanto, para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, devemos desenhar uma linha de 20 centímetros em papel ou projeto.

Por outro lado, se deseja conhecer o tamanho real de uma representação gráfica em um projeto utilizando uma escala de 1:25, por exemplo, deve-se medir o comprimento do mesmo e utilizar a mesma equação, substituindo os devidos valores.

E = d/D

1/25 = 0,20/D

D = 5 metros

Escalas do escalímetro

Os escalímetros podem ser encontrados em 3 diferentes formatos, cada um contendo escalas diferentes que são utilizadas para diferentes aplicações:

Dentre esses, o escalímetro Nº 1 é o mais utilizado e por isso será explicado abaixo para qual finalidade as escalas são usadas.

Escala 1:125

A escala 1:125 é normalmente utilizada para representar plantas, cortes e fachadas de casas e edifícios. Essa escala não permite um grau de detalhamento muito alto pois a sua redução é bastante acentuada.

Escala 1:100

Para projetos com dimensões reduzidas como residências unifamiliares, a escala 1:100 é bastante utilizada. Neste caso, cada metro de dimensão real é representado por 1 centímetro no desenho.

Escala 1:75

Essa escala também é bastante utilizada em plantas, cortes e fachadas, proporcionando maior nível de detalhamento do que as escalas anteriores.

Escala 1:50

A escala 1:50 é muito utilizada pois permite uma visualização do desenho com detalhes. É muito utilizada para plantas e cortes em projetos.

Escala 1:25

A escala 1:25 permite ainda mais detalhamento de seus elementos porém, o tamanho de sua representação na folha de papel fica grande, dificultando a sua utilização.

Escala 1:20

Contém ainda mais detalhes e tamanho maior.

Utilizando um escalímetro

Confira abaixo um vídeo explicativo de como utilizar o escalímetro para desenhar o mesmo objeto em diferentes escalas e tamanhos.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. O que é Escalímetro e como utilizá-lo. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/escalimetro/. Acesso em: 22 de novembro de 2024.

Copiado!

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Josean Silva
    24 de fevereiro de 2024

    Muito bom, parabéns. Muito bom conteúdo para quem está engressando na faculdade de engenharia civil. É muito bem detalhado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *