Principais tipos de sistemas construtivos utilizados na construção civil
Atualmente, no ramo da construção civil, existem diversos sistemas construtivos para a execução de uma edificação. No Brasil, o método mais utilizado é a alvenaria convencional, porém novas tecnologias estão aparecendo e começando a ser utilizadas. Entre os vários sistemas construtivos, os que predominam são: alvenaria convencional, alvenaria estrutural, steel frame, wood frame e paredes de concreto.
Alvenaria de Vedação ou Convencional
Edificações de alvenaria de vedação ou convencional compõem-se por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Estes elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da edificação e a alvenaria tem função somente de vedar e separar ambientes. Para isso, normalmente são utilizados os blocos cerâmicos.
Este sistema é o mais utilizado no Brasil devido a não necessidade de mão de obra qualificada e especializada, porém isso acarreta em muitas patologias no decorrer da obra, gerando retrabalho e bastante resíduos.
Vantagens
- Suporta grandes vãos;
- Grande disponibilidade de mão de obra e materiais;
- Pouco exigência de qualificação da mão de obra;
- Facilita futuras reformas e mudanças no projeto.
Desvantagens
- Maior custo
- Maior tempo de execução
- Gera muitos resíduos
Alvenaria Estrutural
Na alvenaria estrutural, une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e já compatibilizados com os projetos elétrico e hidro-sanitário. Deve também, definir os vãos da edificação de acordo com a modulação do bloco que será utilizado.
A alvenaria estrutural necessita de mão de obra mais especializada, pois se as paredes não ficarem niveladas e no prumo, podem ocorrer acidentes, já que as paredes sustentam a edificação.
Para edificações com mais de 4 pavimentos, deve-se utilizar barras de aço juntamente com os blocos de alvenaria estrutural.
Vantagens
- Rapidez e facilidade de construção;
- Redução da mão de obra;
- Maior economia;
- Maior qualidade na execução;
- Menor desperdício de materiais.
Desvantagens
- As paredes não podem ser removidas sem recolocar um elemento estrutural para suprir as cargas;
- Limitações estéticas nos projetos arquitetônicos;
- Vãos livres limitados.
Steel Frame
O Steel Frame é um sistema construtivo industrializado e racionalizado. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall. A principal diferença do steel frame para os outros sistemas é a limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima e não há necessidade do uso de água.
Vantagens:
- Agilidade na construção;
- Redução do peso da estrutura;
- Maior precisão na execução;
- Melhor isolamento térmico e acústico;
- Menor custo.
Desvantagens:
- Limite de pavimentos;
- Dificuldade de encontrar mão de obra especializada.
Wood frame
O método de construção do wood frame é muito parecido com o steel frame. A diferença é que no lugar dos perfis de aço galvanizado são utilizados perfis de madeira, normalmente de reflorestamento, como o pinus. Este sistema construtivo é constituído por perfis de madeira maciça, contraventados com chapas de OSB e estrutura de madeira autoclavada com função de proteger a edificação de cupins e umidade.
Vantagens:
- Canteiro de obras organizado e limpo;
- Uso de madeira de reflorestamento, única matéria prima renovável da construção civil;
- Ótimo desempenho acústico e térmico;
- Agilidade na construção;
- Redução de geração de resíduos;
- Baixo custo.
Desvantagens:
- Mão de obra especializada;
- Limites de pavimentos;
- Maiores cuidados com impermeabilização.
Paredes de concreto
As paredes de concreto consistem em um sistema construtivo em paredes estruturais maciças de concreto armado. Estas paredes são concretadas com o auxílio de formas de madeira ou metálica que são montadas in loco de acordo com o projeto arquitetônico.
As instalações hidráulicas e elétricas são embutidas, então não há quebra de paredes e retrabalhos. Este sistema é viável para construções de larga escala, onde as formas serão reutilizadas várias vezes, pois o custo das mesmas é alto.
Vantagens:
- Alta produtividade;
- Alta resistência ao fogo;
- Pouco desperdício de materiais.
Desvantagens:
- Baixa flexibilidade;
- Não tem bom isolamento térmico e acústico;
- Devido ao uso de formas, tem alto custo para produção em pequena escala.
Conclusão
Com a chegada de novas tecnologias, a construção civil caminha rumo a industrialização e a melhoria dos sistemas construtivos. Métodos tradicionais já se mostram menos produtivos e com menor qualidade quando comparados aos sistemas industrializados.
Para encontrar o melhor e mais adequado sistema construtivo para cada edificação, deve-se analisar o desempenho de cada um, a mão de obra disponível na região, a durabilidade, o objetivo e a função da construção.
Cada sistema tem seus benefícios e suas particularidades. Por isso, é necessário conhecê-los a fundo para entendê-los e saber para qual tipo de obra é recomendado cada um deles.
Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:
PEREIRA, Caio. Principais tipos de sistemas construtivos utilizados na construção civil. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-sistemas-construtivos/. Acesso em: 27 de janeiro de 2025.
Copiado!
Já utilizo o sistema drywall e ficou muito melhor com as informações daqui.
Excelente, simples e objetivo.
Serviu para reforçar a informação sobre o assunto.
Muito bem informado e explicado. Ótimo artigo!